Saturday, November 19, 2016

VIR / VER / TER /PÔR

VIR / VER / TER /PÔR
VIR

Eu venho aqui todos os dias. (I come)
Você vem aqui de vez em quando? (You come)
Nós vimos aqui quase sempre. (We come)
Eles vêm para cá todos os domingos. (They come)

Eu vim aqui ontem. (I came)
Você veio para casa. (You came)
Nós viemos para casa.  (We came)
Eles vieram logo. (They came)

Eu vinha sempre às 8:00 hs. (I used to come)
Você vinha todas as manhãs. (You used to come)
Nós vínhamos na parte da tarde. (We used to come)
Eles vinham todas as semanas. (They used to come)

Eu virei amanhã às duas horas. (I will come)
Você virá logo cedo? (Will you come?)
Nós viremos assim que possível. (We will come)
Eles virão à noitinha. (They will come)

VER

Eu vejo tudo diferente agora. (I see)
Você vê isso com clareza? (Do you see)
Nós vemos este assunto de outra maneira. (We see)
Eles veem isto com bons olhos. (They see)

Eu vi tudo com calma. (I saw)
Você viu o que ela fez? (Did you see)
Nós vimos o acidente. (we saw)
Eles viram toda a briga. (THey saw)

Eu sempre via a mesma cena ( I used to see / I saw)
Você via muitos fimes. (You used to see)
Nós víamos tudo lá de cima. (We used to see / we saw)
Eles viam muito mais coisas. (They used to see)

Eu verei o resultado. (I will see)
Você verá uma cena muito interessante. (You will see)
Nós veremos todos os aspectos. (We will see)
Eles verão isso como uma ofensa. (They will see)

Eu vou ver meu primo hoje. (I am going to see)
Você vai ver o resultado. (You are going to see)
Nós vamos ver tudo de novo. (We are going to see)
Eles vão ver as festividades. (They are going to see)

TER

Eu sempre tenho razão. (I have)
Você tem vergonha de falar com ela? (Do you have)
Nós temos motivos para isso. (We have)
Eles não têm dinheiro. (They don’t have)

Eu tive uma surpresa. ( I had )
Você teve um encontro. ( You had)
Nós tivemos uma discussão. (We had)
Eles tiveram muita sorte. (They had)

Eu tinha muitos amigos lá. (I used to  have)
Você tinha um bom emprego. (You used to have)
Nós tínhamos muitas saudades de você. (We used to have / we had)
Eles tinham muitas dificuldades. (They used to have)

Eu terei poucas horas de sono. (I will have)
Você terá bastante tempo. (You will have)
Nós teremos boas notícias em breve. (We will have)
Eles terão muitas dificuldades. (They will have)

Eu vou ter pouco tempo para isso. (I am going to have)
Você vai ter uma grande surpresa. (You are going to have)
Nós vamos ter novidades. (We are going to have)
Eles vão ter poucas opções. (They are going to have)

PÔR

Eu ponho uma carta no carreio. (I put)
Você põe o copo sobre a mesa. (You put)
Nós pomos os livros no chão. (We put)
Eles põem a carga no caminhão. (they put)


Eu pus uma carta no correio. (I put)
Você pôs muito esforço nisso. (You put)
Nós pusemos tudo em ordem. (We put)
Eles puseram os pingos nos “is”. (They put)

Eu punha fé neste assunto (I used to put)
Você punha as cartas na mesa. (You used top put)
Nós púnhamos tudo em pratos limpos. (We used to put)
Eles punham a religião em primeiro lugar. (They used to put)

Eu porei as coisas em ordem. (I will put)
Você porá a taça de vinho sobre a mesa.(You will)
Nós poremos o dinheiro no banco. ( We will put)
Eles porão novas fechaduras na casa. (They will put)

Eu vou pôr os sapatos lá fora. (I am going to)
Você vai pôr sua assinatura nesse documento? (Are you going to put)
Nós vamos pôr muito esforço neste projeto. (We are goint to put)

Eles vão pôr um novo telhado na casa. (They are going to put)

No comments:

Post a Comment