Monday, February 6, 2017

Subjuntivo


SUBJUNTIVO – VERBOS REGULARES
VERBOS EM AR



Eu falo Português.
Você quer que eu fale Português
Nós falamos Português.
Você quer que nós falemos Português?
Eles falam Francês.
Eu quero que eles falem Francês.
Eu canto uma música
Você quer que eu cante uma música?
Nós cantamos canções.
Ela pediu que nós cantemos canções.
Eles cantam com entusiasmo.
Quero que eles cantem com entusiasmo


VERBOS EM ER

Eu vendo casas.
Ele quer que eu venda minha casa.
Eu corro bastante.
Você quer que eu corra bastante?
Você entende isso?
Ela quer que você entenda isso.
Eu entendo de Matemática.
Ele duvida que eu entenda Matemática.
Nós vendemos carros.
O dono da loja quer que nós vendamos carros.
Eles correm no parque.
Os pais querem que eles corram no parque.
Ela entende do assunto.
Eu duvido que ela entenda do assunto.


VERBOS EM IR

Você parte hoje.
Ela quer que você parta amanhã.
Eu confiro os preços.
Você quer que eu confira os preços?
Nós conferimos os preços.
Ela quer que nós confiramos os preços.
Você sente frio.
Eu não quero que você sinta frio
Eu não minto.
Ela não quer que eu minta.
Eles mentem o tempo todo.
Você não quer que eles mintam o tempo todo.
Você parte amanhã.
Ela quer que você parta amanhã.




VIR
Eu venho aqui todos os dias.
Você quer que eu venha aqui todos os dias?
Ela vem para casa hoje.
Eu quero que ela venha para casa hoje.
Elas vêm cedo hoje.
Quero que elas venham cedo hoje.
Você vem para o treino..
Ela quer que você venha para o treino.
Nós vimos  para  casa cedo.
Ela quer que nós venhamos para casa cedo.

VER
Eu vejo com clareza.
Ela quer que eu veja com clareza.
Nós vemos com clareza.
Ele quer que nós vejamos com clareza.
Eles veem tudo com desconfiança.
Não quero que eles vejam tudo com desconfiança.
Você bem.
Quero que você veja bem.

TER
Você tem paciência?
Eu quero que você tenha paciência.
Nós temos vontade de ajudar.
Ela duvida que nós tenhamos vontade de ajudar.
Eu tenho pressa.
Você quer que eu tenha pressa?
Eles têm paciência.
Nós queremos que ela tenha paciência.
Vocês têm paciência.
Ela quer que você tenha paciência.

SABER
Eu sei a verdade.
Ela duvida que eu saiba a verdade.
Nós sabemos de tudo
Eles querem que nós saibamos de tudo.
Você sabe o caminho.
Ela quer que você saiba o caminho.
Eles sabem muitas coisas.
Você quer que eles saibam muitas coisas.
Ela sabe a verdade.
Eu duvido que ela saiba a verdade.

QUERER
Eu quero paz.
Ela duvida que eu queira paz.
Nós queremos justiça.
Eles duvidam que nós queiramos justiça.
Você quer ajuda?
Eu duvido que você queira ajuda.
Eles querem justiça.
Eu duvido que eles queiram justiça.
Eu quero ajudar.
Ela duvida que eu queira ajudar.
Vocês querem um pouco de paz.
Tenho dúvidas de que vocês queiram paz.

PEDIR
Eu peço licença.
Ela quer que eu peça licença.
Nós sempre pedimos autorização.
Eles querem que nós peçamos autorização.
Ela pede perdão.
Você quer que ela peça perdão?
Eles pedem ajuda.
Nós queremos que eles peçam ajuda.
Você pede permissão.
Ela quer que você peça permissão.
Vocês pedem permissão.
Ela quer que vocês peçam permissão

IR
Eu vou para casa.
Ela quer que eupara casa.
Ela vai para o Rio.
Eu quero que elapara o Rio.
Você vai para o exterior.
Ela quer que você para o exterior.
Joana vai para o trabalho.
Ele quer que Joana para o trabalho.
Eu vou mais cedo.
Você quer que eu mais cedo?
Pedro vai para o escritório.
Você quer que Pedro para o escritório?

LER
Eu leio muito.
A professora quer que eu leia muito.
Nós lemos muitos livros.
Ela quer que nós leiamos muitos livros.
Ela bastante.
Quero que você leia bastante.
Vocês leem muito.
Quero que vocês leiam muito.
Maria muitos livros.
Ela quer que Maria leia muitos livros.

FAZER
Eu faço um esforço.
Você quer que eu faça um esforço?
Nós fazemos horas extras.
Ele quer que façamos horas extras.
Eles fazem consertos.
Eu quero que eles façam consertos.
Você faz o exercício.
Eu quero que você faça o exercício.
Eu faço isto.
Você quer que eu faça isto?





No comments:

Post a Comment