Saturday, March 26, 2016

Corpo Humano

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1
 
Aula
59

Corpo Humano

a cabeça
head
o estômago
stomach
o cérebro
brain
a barriga
belly
a testa
forehead
a cintura
waist
a bochecha
cheek
o útero
womb
o dente
tooth
o peito
chest
o queixo
chin
o seio
breast
o olho
eye
a costela
rib
o nariz
nose
o umbigo
navel
o pescoço
neck
o pulmão
lung
a orelha
ear
o intestino
intestine
o ouvido
ear
as costas
back
o cabelo
hair
o coração
heart
a boca
mouth
o pulso
wrist
o cílio
eyelash
o ombro
shoulder
a sobrancelha
eyebrow
o braço
arm
a pálpebra
eyelid
o antebraço
forearm
o lábio
lip
a unha
nail
a nuca
the back of the neck
o cotovelo
elbow
a língua
tongue
o dedo (da mão)
finger
o rosto
face
o polegar
thumb
a face
face
o dedo do pé
toe
a garganta
throat
a axila
armpit
o tornozelo
ankle
a mão
hand
o joelho
knee
o pé
foot
a palma da mão
palm
a perna
leg
a coxa
thigh
a canela (da perna)
lower leg
o quadril
hip
a panturrilha, barriga da perna
calf

Exemplos
Meu coração está batendo rápido.
O coração dela parou.
Minha costela está doendo.
A cabeça dela está doendo.
Ela está com dor de cabeça.
Eu estou com dor de dente.
Mariana tem olhos verdes.
Regina tem sobrancelhas lindas.
Meu pescoço dói muito.
O ouvido do nenê está doendo.
O senhor Antônio está com uma dor no peito.
A enfermeira tomou o pulso dela.
Carregar muito peso não é bom para as costas.
Você escreve com a mão esquerda?
Miriam está com a cintura fina.
Renata sempre pinta os cabelos.
A menina passou batom nos lábios.
A vovó passou esmalte nas unhas.
Ele apontou o dedo para ela.
O garoto escova seus dentes toda manhã.
Ele está com uma infecção no pulmão.
Célia sempre tem os lábios secos.
O atleta machucou o pé direito.
O jogador está com o braço imobilizado.
O menino está com dor no estômago.
A menina está com dor de barriga.
O bebê tem bochechas rosadas.

Expressões:

Uma mão lava a outra
Ter a cabeça no lugar.
Cabeça oca.
Cabeça de bagre.
Ser cabeça.
Meter o nariz onde não é chamado.
Passar cinco dedos.
Passar a mão.
Mostrar a língua.
Fazer as coisas nas coxas.
Com um pé na cova.
Ter jogo de cintura.
O que os olhos não veem, o coração não sente.
Ter um pulso forte.
Passar a perna.
Estar na ponta da língua.

 Frases:

Eu ajudo meu amigo e ele me ajuda.   Uma mão lava a outra, certo?
Meu primo tem a cabeça no lugar. Ele está trabalhando, mas continua a estudar para melhorar sus situação.
Meu vizinho tem a cabeça oca. Não consegue pagar o financiamento da casa, mas não procura emprego.
Ronaldo tem cabeça de bagre. Ele deixou a torneira do jardim aberta, de novo.
Aquele professor de Ciências é cabeça. Ganhou um prêmio pelo trabalho científico que fez.
Meu vizinho sempre mete o nariz onde não é chamado. Desta vez interferiu na briga de um casal de nossa rua.
Aquele político foi reeleito embora esteja acostumado a passar os cinco dedos.
Aquela garota não tem educação. Está sempre mostrando a língua para as visitas.
Ele é muito relaxado. Faz as coisas nas coxas.
Ele está muito doente. Acho que ele está com um pé na cova.
Ela sempre arruma uma solução. Tem muito jogo de cintura.
A irmã dela está usando drogas. Ainda bem que ela mora longe. O que os olhos não veem, o coração não sente.
Os alunos de minha escola não têm muita disciplina. O diretor precisa ter um pulso forte.
Cuidado com esse fulano. Ele costuma passar a perna nas pessoas.
Estou quase me lembrando do nome dela. Está na ponta da língua.

Exercícios:

Eu estou com dor de dente.
Ela __________________________
José _________________________
Nós _________________________
As meninas _______________________

A garota passou esmalte nas unhas.
Joana _______________________
Você _________________________?
Nós __________________________
As garotas_____________________

O garoto escova seus dentes toda manhã.
A menina______________________________
Eles _______________________________
Elas_______________________________
Vocês _____________________________?

Maria sempre tem os lábios secos.
Elas _________________________________  
Vocês _______________________________
Pedro _______________________________
Você ________________________________?

Ele está com uma infecção no pulmão.
Vocês_______________________________?
Renata ______________________________?
Pedro e seu irmão ______________________.
Eles __________________________________ 

Você escreve com a mão esquerda?
Meu irmão________________________________ 
Elas ___________________________________
Nós ___________________________________ 
Minha esposa___________________________

Meu pescoço dói muito.
Minha cabeça_________________________.
Meu braço____________________________ 
Minha perna __________________________ 
Meu ouvido__________________________

Renata sempre pinta os cabelos.
As meninas _______________________________  
Ele _________________________________
Você ______________________________?
Nós ________________________________

Ela tem cabelos muito bonitos.
Elas ______________________________________.
Nós não ___________________________________.
Eu _______________________________________.
Aquela garota_______________________________.



No comments:

Post a Comment