Sunday, May 8, 2016

Verbo Partir - 3a. conj

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
21

Presente -ending in IR ( terceira conjugação)

Present                           Present Continuous

Eu  parto
I leave
Você parte*
You leave
Ele (Ela) parte
He (She) leaves
Nós partimos
We leave
Vocês partem*
You leave
Eles (Elas) partem
They leave
Obs:     (*tu partes) usado em Portugal e em alguns lugares do
             Brasil*)
             (**vós partis): usado em Portugal/. No Brasil em
             circunstâncias muito especiais

Present                        Present Continuous
Eu  parto
Eu estou partindo*
(I leave / I am leaving)
Você parte
Você está partindo

Ele (Ela) parte
Ele (Ela) está partindo

Nós partimos
Nós estamos partindo

Vocês partem
Vocês estão partindo**

Eles (Elas) partem
Eles (Elas) estão partindo

Obs:    (*tu estás partindo): usado em Portugal e em alguns
             lugares do Brasil*)
            (**vós estais partindo): usado em Portugal. No Brasil
             em circunstâncias muito especiais

Verbos terminados em IR -  Infinitivo / Gerúndio

mentir
mentindo
to lie / lying
sair
saindo
to go out / going out
construir
construindo
to build / building
sentir
sentindo
to feel / feeling
destruir
destruindo
to destroy / destroying
abrir
abrindo
to open / opening
agir
agindo
to act / acting
atrair
atraindo
to atract / atracting
cair
caindo
to fall / falling
decidir
decidindo
to decide / deciding




Afirmativo                        Interrogativo                        Negativo

Eu abro uma garrafa.
Eu abro uma garrafa?
Eu não abro uma garrafa
Você abre uma garrafa.
Você abre uma garrafa?
Você não abre uma garrafa.
Ele abre uma garrafa.
Ele abre uma garrafa?
Ele não abre uma garrafa.
Ela abre uma garrafa.
Ela abre uma garrafa?
Ela não abre uma garrafa.
Nós abrimos uma garrafa.
Nós abrimos uma garrafa?
Nós não abrimos uma garrafa.
Vocês abrem uma garrafa.
Vocês abrem uma garrafa?
Vocês não abrem uma garrafa.
Eles abrem uma garrafa.
Eles abrem uma garrafa?
Eles não abrem uma garrafa.
Elas abrem uma garrafa.
Elas abrem uma garrafa?
Elas não abrem uma garrafa.

Frases ( Presente / Presente Contínuo)

Eu parto hoje. Eu estou partindo agora. Eu não estou partindo já.
Você imprime as cartas. Você está imprimindo os testes. Você não está imprimindo as provas.
Ela abre a porta para os mais velhos. Ela está abrindo a porta. Ela não abre a porta.
Nós traduzimos textos. Nós estamos traduzindo um livro. Nós não traduzimos documentos.
Vocês admitem os erros. Vocês estão admitindo os erros. Vocês não admitem os erros.
Quem está partindo? Nós não estamos partindo. Pedro está partindo?
Nós sempre partimos à 8:00 h. Hoje estamos partindo mais cedo.
O juiz está decidindo a questão. Normalmente ele decide rápido.
Aquela garota está atraindo a atenção de todos.
Ele não atrai a atenção de ninguém.
As ações desta companhia estão caindo. Algumas ações nunca caem.
Quem abre a loja? Aquela loja só abre mais tarde.
A que horas você sai do emprego? Eu saio sempre às 6:00 h.


Conjugar

Eu construo uma casa
Eu abro a porta..
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu decido o assunto.
Eu parto de Miami.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu destruo documentos.
Eu atraio a atenção.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu estou destruindo os documentos.
Eu estou decidindo a questão.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu estou sentindo uma emoção.
Eu estou atraindo a atenção.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu saio todo dia às 4 da tarde.
Eu estou saindo agora.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu não minto.
Eu não estou mentindo.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)


No comments:

Post a Comment