Wednesday, November 2, 2016

Aula 15

Winter Park University

Curso de Português
Português Intensivo
Aula
15

Finalizando a compra

O senhor precisa de mais alguma coisa?
Não, obrigado. Estou pronto para pagar.
Ótimo, vou preparar a conta.

O senhor precisa de algo mais?
Não, obrigado. Estou pronto para fazer o pagamento.
Ótimo, vou preparar a conta.

O senhor precisa de mais alguma coisa?
Não, muito obrigado. Estou pronto para o pagamento.
Excelente, vou preparar a conta.

Você precisa de mais alguma coisa?
Não, obrigado. Estou só esperando para pagar.
Muito bem, vou preparar a conta.

A senhora precisa de algo mais?
Não, obrigada. Estou pronta para pagar.
Ótimo, vou trazer a sua conta.

Vocês precisam de mais alguma coisa?
Não, obrigado. Estamos prontos para pagar.
Muito bem, estou preparando a conta.

O senhor precisa de mais alguma coisa?
Não, obrigado. Estou pronto para pagar.
Muito bem, vou fazer as contas.

Está tudo pronto. É só ler e assinar o contrato.
Acho que está tudo em ordem. Quantas assinaturas?
Só uma assinatura no final.
Muito bem, aqui está.

Está tudo certo. É só ler com cuidado e assinar.
Acho que está tudo bem. Quantas vezes devo assinar?
Só uma vez, na última página.
Ótimo, aqui está.

Está tudo preparado. É só dar uma lida e assinar o contrato.
Acho que está tudo certo. Quantas vezes?
Apenas uma assinatura no final.
Muito bem, lá vai.

Está tudo pronto. É só ler e assinar o contrato.
Acho que está tudo em ordem. Quantas assinaturas?
Apenas uma vez no final.
Muito bom, aqui está minha assinatura.

Está tudo pronto. É só ler com atenção e assinar.
Acho que deve estar tudo em ordem. Quantas assinaturas?
Só uma, bem no final da última página.
Muito bem, aqui está.

Acho que está tudo acertado.
Quando você manda as mercadorias?
Amanhã cedo elas saem daqui. Devem chegar em sua casa em dois dias.

Acho que está tudo em ordem.
Quando vocês mandam as mercadorias?
Amanhã de manhã elas saem daqui. Devem chegar em sua casa em três dias.

Acho que está tudo conferido.
Quando você manda as mercadorias?
Amanhã cedo elas saem do depósito. Devem chegar em sua casa em dois dias.

Acho que está tudo perfeito.
Quando você manda os produtos?
Amanhã cedo elas saem do nosso depósito. Devem chegar em dois dias.

Acho que está tudo arranjado.
Quando você despacha as mercadorias?
Amanhã cedo elas saem daqui. Devem chegar em sua casa em dois dias.

Acho que está tudo conferido.
Quando você despacha os produtos?
Amanhã cedo elas vão ser carregadas. Devem estar em sua casa em dois dias.

Acho que está tudo acertado.
Quando você manda as mercadorias?
Amanhã pela manhã nós as despachamos. Devem chegar em sua firma em uma semana.
Você pode passar no escritório para assinar os papéis?
Quando devo ir?
Qualquer dia da semana que vem.
Passo aí na quinta-feira.

Você pode passar no escritório para assinar os papéis?
Você pode passar no escritório para assinar os papéis?
Você pode dar uma passada no escritório para assinar a papelada?
Você pode vir até o escritório para assinar os documentos?
Você pode ir ao escritório para assinar os papéis?

Quando devo ir?
Quando devo passar?
Quando preciso ir?
Quando é melhor?
Quando você quer que eu vá?
Quando é melhor eu passar aí?

Qualquer dia da semana que vem.
Qualquer dia da próxima semana.
Qualquer dia da semana.
Qualquer dia útil.
Qualquer dia da semana seguinte.

Passo aí na quinta-feira.
Passo aí na sexta-feira.
Passo aí na segunda.
Passo aí na quarta.
Passo aí qualquer dia.

Vocabulary

Estou pronto
I am ready
conta
bill
pelo menos
at least
assinar
to sign
assinatura
signature
mercadoria
merchandise, product
em dois dias
In two days
sexta-feira
Friday
segunda-feira
Monday
quarta-feira
Wednesday
qualquer dia
any day
dia útil
business day
dia de semana
weekday
semana que vem, semana seguinte
next week

Pronomes Possessivos
Pessoa
Masculino
Feminino
Masculino
Feminino
English



plural
plural







(eu)
meu
minha
meus
minhas
my, mine
(você, vocês)
seu
sua
seus
suas
your, yours
(tu)
teu
tua
teus
tuas
your, yours
(ele,ela, eles,elas)
seu
sua
seus
suas
his, her, hers, its, their, theirs
(nós)
nosso
nossa
nossos
nossas
our, ours

Frases
Meu irmão é alto. Minha irmã é alta. Meus irmãos são altos. Minhas irmãs são altas.  (my)
Seu irmão é alto. Sua irmã é alta. Seus irmãos são altos. Suas irmãs são altas.  (your / his / her / its / their)
Teu irmão é alto. Tua irmã é alta. Teus irmãos são altos. Tuas irmãs são altas.  (your)
Nosso irmão é alto. Nossa irmã é alta. Nossos irmãos são altos. Nossas irmãs são altas. (our)

Este livro é meu. Esta casa é minha. Estes livros são meus. Estas casas são minhas. (mine)
Este livro é seu. Esta casa é sua. Estes livros são seus. Estas casas são suas. (yours / his / hers / its, theirs)
Este livro é teu. Esta casa é tua. Estes livros são teus. Estas casas são tuas. (yours)
Este livro é nosso. Esta casa é nossa. Estes livros são nossos. Estas casas são suas. (ours)

Meu carro é preto. (My car is black)
O teu é azul. (Yours is blue.)
Minha casa é nova. (My house é new.)
A tua é velha. (Yours is old.)
Seu livro é bom. (Your book is good. His book is good. / Her book is good. / Its book is good. / Their book is good.)
O seu é ruim. (Yours is bad. Hers is bad. His is bad. / Its is bad. / Theirs is bad.)
Nosso carro é amarelo. (Our car is yellow.)
O nosso é branco.  (Ours is white)
Completar

Meu carro é branco.
__________casa__________________
__________canetas_______________
__________carros________________

Este apartamento é nosso.
_____________casa ____________________
_____________casas ___________________
_____________carro ____________________
_____________carros ___________________

Meu carro é novo.
_________________casa ________________________
_________________apartamento _________________
_________________relógio ______________________
_________________relógios _____________________

Tua bicicleta é velha.
___________carro ____________________
___________casa _____________________
___________carros ___________________
___________bicicletas ________________

ooooooooOOOOO0OOOOOooooooo

Cardinais

Ordinais






1
um, uma (one)
1.º  / 1.ª 
primeiro, primeira (first)

2
dois, duas
2.º  / 2.ª 
segundo, segunda

3
três
3.º  / 3.ª 
terceiro, terceira

4
quatro
4.º   / etc.
quarto, etc

5
cinco
5.º
quinto

6
seis
6.º
sexto

7
sete
7.º
sétimo

8
oito
8.º
oitavo

9
nove
9.º
nono

10
dez
10.º
décimo

11
onze
11.º
décimo primeiro

12
doze
12.º
décimo segundo

13
treze
13.º
décimo terceiro

14
catorze
14.º
décimo quarto

15
quinze
15.º
décimo quinto

16
dezesseis
16.º
décimo sexto

17
dezessete
17.º
décimo sétimo

18
dezoito
18.º
décimo oitavo

19
dezenove
19.º
décimo nono

20
vinte
20.º
vigésimo

21
vinte e um
21.º /21.ª 
vigésimo primeiro / vigésima primeira
22
vinte e dois
22.º /22 
vigésimo segundo / etc.
23
vinte e três
23.º /23 
vigésimo terceiro
24
vinte e quatro
24.º / etc.
vigésimo quarto
25
vinte e cinco
25.º
vigésimo quinto
26
vinte e seis
26.º
vigésimo sexto
27
vinte e sete
27.º
vigésimo sétimo
28
vinte e oito
28.º
vigésimo oitavo
29
vinte e nove
29.º
vigésimo nono
30
trinta
30.º
trigésimo
40
quarenta
40.º
quadragésimo
50
cinquenta
50.º
quinquagésimo
60
sessenta
60.º
sexagésimo
70
setenta
70.º
septuagésimo
80
oitenta
80.º
octogésimo
90
noventa
90.º
nonagésimo
100
cem
100.º
centésimo
101
cento e um
101
centésimo primeiro
200
duzentos
200.º
ducentésimo
300
trezentos
300.º
trecentésimo
400
quatrocentos
400.º
quadringentésimo
500
quinhentos
500.º
qüingentésimo
600
seiscentos
600.º
sexcentésimo
700
setecentos
700.º
septingentésimo
800
oitocentos
800.º
octingentésimo
900
novecentos
900.º
nongentésimo ou noningentésimo
1000
mil
1000.º
milésimo
1000000
milhão
1000000.º
milionésimo
1000000000
bilhão
1000000000.º
bilionésimo

Eu tenho um carro. Meu vizinho tem três carros.
Meu vizinho, cinco. Meu irmão tem quinze livros.
Quantas casas o senhor Souza tem? Ele tem nove casas.
Quantas canetas você tem? Eu tenho dezessete canetas.
Quantos anos você tem? Eu tenho dezesseis anos de idade.
Quantos anos Maria tem? Ela tem doze anos.
Quantos anos Eduardo tem? Ele tem onze anos.
Quantos anéis Juliana tem? Ela tem oito anéis.
Em que posição ela está? Ela está na décima posição.
Em que lugar está Eduardo? Ele está em nono lugar.
Em que lugar Helena está? Ela está em décimo quarto lugar.
Em que lugar está Felipe? Ele está em primeiro.
Este é o décimo sexto carro.
Aquele é o sétimo carro.
Este é o décimo quinto caso de gripe.
Este é o décimo nono caso de cólera.
Em que posição ela está? Ela está na centésima posição.
Em que lugar está Eduardo? Ele está em sexagésimo quinto lugar.
Em que lugar Helena está? Ela está em septuagésimo nono lugar.
Em que lugar está Sandra? Ele está em octogésimo segundo.
Este é o trigésimo carro.
Aquele é o quadragésimo quinto carro.
Este é o décimo nonagésimo terceiro caso de gripe.

Responder por extenso:
Quantos pontos você tem?

13
treze
17

15

9

11

7

19

278

396

541

784

882

912


Responder por extenso:
Em que posição ela está?

11.ª 
décima  primeira
3.ª 

6.ª 

12.ª 

15.ª 

16.ª 

20.ª 


Responder por extenso:
Em que lugar ela está?

11.º
décimo  primeiro
16.º

317.º

518.º

17.º

99.º

2.º 



No comments:

Post a Comment