Friday, March 11, 2016

Expressões de tempo

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
46

Advérbios
Tempo
hoje
today
Ela está aqui hoje.
logo
soon
Pedro chega logo.
ontem
yesterday
André está aqui desde ontem.
amanhã
tomorrow
Ela chega amanhã.
cedo
early
Ainda é cedo.
tarde
late
É muito tarde
sempre
always
Ele está sempre por aqui.
às vezes
sometimes
Às vezes Pedro está por aqui.
de repente
suddenly
De repente ela chega.
jamais
ever
Sara jamais fala inglês.

Quando ela chega? Ela chega logo.
Quando Alberto vem? Ele vem amanhã.
Mário chega sempre atrasado? Às vezes.
Que horas são? Não sei, mas é muito tarde.
Que horas são? Não sei, mas é muito cedo ainda.
Você almoça neste restaurante às vezes? Eu sempre almoço aqui.
De repente, Júlio aparece.
Você come abacate? Eu sim, mas minha esposa, jamais.
Você vem amanhã? Pelo contrário, volto hoje mesmo.

Lugar
aqui, cá
here
Seu irmão está aqui
lá, acolá
there
Minha irmã está lá.
there
O carro estáfora.
ali
there
Meu irmão está ali.
perto
near, close
Minha casa está perto.
longe
far
Minha casa está longe.
fora
outside, out
Quem está fora?
dentro
in, inside
As crianças estão dentro
adiante
ahead
Vamos adiante!
atrás
behind
Eles estão atrás.
à esquerda
to the left
Vamos virar à esquerda.
à direita
to the right
Vamos virar à direita.
além
beyond
Gilmar está muito além.
em algum lugar
somewhere
Meu celular está em algum lugar.

A aliança dela deve estar em algum lugar.
Meu carro está perto. O seu está mais além.
As crianças estão em casa? Antônio está fora e Aline está dentro.
Roberto está aqui. Marina deve estar mais adiante.
Quem está atrás? Acho que é a Beatriz. Não, a Beatriz está mais adiante.
A casa de Samanta é à esquerda e a casa de seus pais é à direita.

Modo

bem
well
Ela está bem agora.
mal
hardly
Pedro mal fala Inglês.
assim
thus, so, like that
O que fazer? Ele é assim.
depressa
quickly
Ele decide as coisas depressa
devagar
slowly
Marta fala devagar.
à toa
at random, carelessly
Às vezes, ele anda à toa.
às pressas
in a hurry
O Dr. Pereira sempre sai às pressas.
à vontade
at will, very much
Pode comer à vontade.
rapidamente
quickly
O aluno escreve rapidamente.
infelizmente, etc...
unfortunately
Infelizmente eles não estão aqui.

Como está a senhora? Infelizmente não estou muito bem.
Como está o senhor? Infelizmente estou mal de saúde.
Geraldo é muito agitado. Está sempre andando às pressas.
Carla é assim. Ela gosta de ficar sozinha.
Pode ficar à vontade. Eu dirijo devagar.
Ela descansa calmamente na varanda.
Vamos depressa. Estamos atrasados.
Gosto de ficar à toa na varanda olhando para os pássaros.
O professor explica calmamente a lição.

Observe: (...mente  / ...ly)

suave
suavemente
soft
softly
forte
fortemente
strong
strongly
certo
certamente
certain
certainly
estranho
estranhamente
strange
strangely
acidental
acidentalmente
accident
accidently
real
realmente
real
really
bravo
bravamente
brave
bravely
anual
anualmente
annual
annually
confidencial
confidencialmente
confidential
confidentially
contínuo
continuamente
continuous
continuously
diário
diariamente
day
daily
profundo
profundamente
deep
deeply
fácil
facilmente
easy
easily
fatal
fatalmente
fatal
fatally
livre
livremente
free
freely
amigável
amigavelmente
friend
friendly
geral
geralmente
general
generally
feliz
felizmente
happy
happily
ilegal
ilegalmente
illegal
illegally
individual
individualmente
individual
individually
inicial
inicialmente
initial
initially
local
localmente
local
locally
mensal
mensalmente
month
monthly
parcial
parcialmente
partial
partially


Exercícios
Modelo
Eu lamento _____________________________o acontecido. (profundo):
Eu lamento profundamente o acontecido.

_______________________você chegou. (feliz)
O  policial pediu _____________________para sairmos. (amigável)
__________________________os alunos chegam às 7:00 h. (geral)
A eleição é feita____________________________. (anual)
O soldado lutou __________________________. (bravo)
__________________________ele estava calmo. (inicial)
A rua estava ___________________bloqueada. (parcial)
Os malandros vendiam cigarros ______________________pelas ruas. (livre)
O aluguel deve ser pago _______________________. (mensal)
O assunto foi tratado _________________________.(confidencial)
Nós sentimos ________________________pelo acidente. (profundo)
Ele fala ________________________sobre você (contínuo)
Ele falou _____________________com a namorada. (suave)
O carro bateu _______________________no poste. (forte)

Preencher com os advérbios (assim, bem, mal, depressa, devagar, às pressas, à vontade)
Carlos é ________________mesmo. Não gosta de conversar.
O paciente pode deixar o hospital. Ele já está _____________.
Vamos _______________, pois estamos atrasados.
Fique __________________, somos todos amigos.
Não vá tão __________________________. Estamos atrasados.

Preencher com (perto, longe, à esquerda, à direita, fora, atrás, adiante, aqui, lá)

Ele não está do lado direito da rua. Vire, portanto _________________ para encontrá-lo.
Não vai demorar. Ele está __________________.
Vai demorar. Ele está _____________________.
Ele não está aqui dentro. Ele está lá ______________________.
Não vejo Roberto na frente da casa. Ele deve estar lá __________________.
O relógio não está____________________. Está lá com minha esposa.

O celular não está lá com minha esposa. Deve estar ______________comigo.

No comments:

Post a Comment