Sunday, May 8, 2016

Verbo falar - 1a. conjugação

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
10

Presente (-verbs ending in AR - primeira conjugação)

Eu  falo
I speak
Você fala*
You speak
Ele (Ela) fala
He (She, It) speaks
Nós falamos
We speak
Vocês falam**
You speak
Eles(Elas) falam
They speak
Obs: *Tu falas: usado em Portugal e em alguns lugares do Brasil.
         **Vós falais: usado em Portugal e em situações formais e muito especiais no
            Brasil.

Present                        Present Continuous
Eu  falo
Eu estou falando
I speak / I am speaking
Você fala
Você está falando*

Ele (Ela) fala
Ele (Ela) está falando**

Nós falamos
Nós estamos falando

Vocês falam
Vocês estão falando

Eles (Elas) falam
Eles estão falando

Obs: *Tu estás: usado em Portugal e em alguns lugares do Brasil.
         **Vós estais: usado em Portugal e em situações formais e muito especiais 
          no Brasil.

Formas:

Afirmativa                        Interrogativa                        Negativa

Eu lavo a roupa.
Eu lavo a roupa?
Eu não lavo a roupa.
Você lava a roupa.
Você lava a roupa?
Você não lava a roupa.
Ele lava a roupa.
Ele lava a roupa?
Ele não lava a roupa.
Ela lava a roupa.
Ela lava a roupa?
Ela não lava a roupa.
Nós lavamos a roupa.
Nós lavamos a roupa?
Nós não lavamos a roupa.
Vocês lavam a roupa.
Vocês lavam a roupa?
Vocês não lavam a roupa.
Eles lavam a roupa.
Eles lavam a roupa?
Eles não lavam a roupa.
Elas lavam a roupa.
Elas lavam a roupa?
Elas não lavam a roupa.


Verbos terminados em AR -  Infinitivo / Gerúndio

cantar
cantando
to sing / singing
falar
falando
to speak /speaking
caminhar
caminhando
to walk / walking
orar
orando
to pray / praying
mandar
mandando
to order/ ordering
lavar
lavando
to wash / washing
morar
morando
to live / living
nadar
nadando
to swim / swimming
amar
amando
to love / loving
beijar
beijando
to kiss / kissing

Frases ( Presente e Presente Contínuo)

Eu falo português. Eu estou falando inglês agora. Você fala alemão? Eu não falo alemão.
Tu cantas bem. Tu estás cantando uma bela canção. Eles estão cantando em francês?
Você conserta carros. Você está consertando um carro agora? Eu não estou consertando um carro.
Ela anda bastante. Ela está andando agora. Maria não está andando no momento.
Nós acordamos cedo. Nós estamos acordando agora. Vocês estão acordando?

Conjugar
Eu compro uma casa.
Eu gasto muito.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu nado na piscina.
Eu jogo futebol.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu escovo os dentes.
Eu planto flores.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles


Eu enfrento o inimigo.
Eu ignoro o assunto.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu encontro um amigo.
Eu planto uma flor.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles

Eu estou comprando uma casa.
Eu estou gastando muito.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu estou nadando na piscina.
Eu estou jogando futebol.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu estou escovando os dentes.
Eu estou plantando flores.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)  

Eu estou visitando um amigo.
Eu estou plantando uma flor.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)


No comments:

Post a Comment