Saturday, July 23, 2016

Preposições

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
49

Verbos com preposições. Usos especiais.
Observe
Ela gosta de você.  She likes you
Ela confia em você. She trusts you.
José se lembra de Ana. Jose remembers Ana
Lenita está lutando contra a obesidade. Lenita is fighting obesity.
Fernando abusa de sua liberdade. Fernando abuses his freedom.
Cíntia obedece a seu pai. Cíntia obeys her father.
Nós sempre pensamos em você. We always think of you.
Eu não me esqueço de você.  I don’t forget you.
Seu irmão está zombando de você. Your brother is mocking you.
Estou assistindo ao jogo. I am watching the game.
Eles precisam de ajuda.  They need help.
Este crime carece de prova. This crime lacks proof.
Ronaldo está pensando em você. Ronaldo is thinking of you.
Rita sempre sonha com borboletas.  Rita always dreams of butterflies.
Joana está rindo de você. Joana is laughing at you.
O menino está olhando para sua mãe.The boy is looking at his mother.
O professor está participando da reunião. The teacher is attending the meeting.
Dárcio está cuidando de sua irmã. Dárcio is looking after his sister.
Deise chegam na escola  às 7:00 h. Deise arrives at school at 7:00 am.
Ele participa de todas as questões.  He participates in all questions.
Ela está vestida de azul.  She is dressed in blue.
Ele comenta sobre todos os jogadores. He comments on all players.
Ela está espionando seu marido. She is spying on her husband.
O investigador está manipulando as provas. The investigator is tampering with the evidences.
Eu não ligo para filmes de terror. I don’t care for horror movies.
O diretor da escola consente na construção de uma nova biblioteca. The school principal consents to the construction of a new library.
Eu dependo de você. I depend on you.




Ele resistiu
à prisão

ao comando de seu chefe.

aos impulsos de seu coração

às ordens vindas de cima.

ao desejo de seu pai.

ao convite da namorada.

a tudo.

Você não deve abusar
de seus amigos.

da boa vontade dos outros.

do carinho das outras pessoas.

de tudo.

da generosidade das pessoas.

de sua inteligência.

de seu poder.

Ele apenas quer agradar
aos amigos.

a seu pai.

a seus colegas.

a seus parentes

a todo mundo

às irmãs.

Ele se contenta
com um “obrigado”.

com uma visita.

com um aperto de mão.

com um reconhecimento

com uma gorjeta.

com alguns trocados.

Quem vai cuidar
da sua esposa?

de sua aposentadoria?

de seu dinheiro?

de sua saúde?

de seu bem-estar?

dos seus amigos

Isto carece
de fundamento.

de uma boa explicação.

de sustentação.

de provas.

de princípios básicos.

do apoio da população.

Qem confia
em você?

numa coisa dessas?

numa pessoa assim?

num mentiroso?

em contos de fadas?

num absurdo desses?

Ele sempre lutou
contra a corrupção.

contra os políticos.

contra os inimigos.

contra a autoridade.

contra o analfabetismo.

contra a pobreza.

Não devemos zombar
dos outros.

de desconhecidos

de ninguém.

do que não conhecemos.

das religiões.

da fé.

Todos contribuíram
para a festa

para o sucesso.

para a construção.

para a  solução.

para a alegria dela.

para seu restabelecimento.

O pastor recorreu
aos fiéis.

à oração

aos habitantes.

a tudo.

a quem estava perto.

aos amigos.

Complete com preposições;
Os alunos contribuíram_______________ o evento.
Os pais contribuíram _________________ a campanha.
Os habitantes recorreram _______ exército.
O padre recorreu ___________ fiéis.
Carina zomba __________colegas de classe.
Sílvio zomba ______ de seus irmãos.
Aquela senhora contribuiu ____________a construção da escola.
Esta empresa sempre contribui ____________ caridade.
Quem gosta __________sorvete?
Nós gostamos _________ feriados.
A garotinha não gosta ___________fogos de artifício.
Os cachorros não gostam _______ banho.
Júlio sempre cuidou ________ sua irmã.
Os pais devem cuidar ____________ filhos.
Não devemos abusar ______________ bebida.
Renato abusa ______________ velocidade.
Estes fatos carecem ___________provas.
Esta comunidade carece __________recursos.
O cidadão deve confiar ___________polícia.
Você confia ___________ mim?
Ela não gosta _______ você.
Eu estou pensando ___________muitas coisas agora.
Quem pensou _____________ assunto?
O ladrão resistiu _________policiais.
O cão resistiu __________ ataque.
Eu me contento ___________ pouca comida.
Você se contenta __________ isto?
Eles não se contentaram _____________ a explicação.
Quem resiste __________ uma tentação como esta?
Devemos obedecer  ___________ pais.
O menino obedeceu ___________professor.
Eu me lembro ___________ de você.
Você se lembra _______ mim?
Eu me esqueço sempre __________seu nome.

Não se esqueça _______________ trazer dinheiro.    

No comments:

Post a Comment