Sunday, August 21, 2016

Possessivos e Numerais

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
29

Possessivos (cont.)
Observe:
DELE (his, its)  DELA (hers, its) DELES (theirs), DELAS (theirs)

Seu (Mario’s) livro é interessante. O livro dele (de+ele) é interessante.
Seu (Maria’s)  livro é interessante. O livro dela (de+ela) é interessante.
Seu (two brothers’) carro é amarelo. O carro deles (de+eles) é amarelo.
Seu (two sisters’) carro é novo. O carro delas (de+elas) é novo.
Seu pneu (car) está furado. O pneu dele está furado.

A casa de Maria está limpa. A casa dela está limpa.
A casa de Pedro está limpa. A casa dele está limpa.
A casa dos Oliveira está suja. A casa deles está suja.
A casa das irmãs Silva está suja. A casa delas está suja.
O meu carro é branco. O dele é azul. (Pedro’s car)
A minha casa é amarela. A dela é cinza. ( Juliana’s house)
O meu livro é interessante. O deles é chato. (Júlio and Pedro’s books)
A minha bicicleta é amarela. A delas é azul. ( Maria and Juliana’s bycicle)
Observe:
Dele, dela, deles, delas
A casa é de Maria. A casa é dela. (hers)
O livro é de Pedro. O livro é dele. (his)
O livro é dos alunos. O livro é deles. (theirs)
A casa é das meninas. A casa é delas. (theirs)
A casa de Maria é branca. A casa dela é branca. (her)
A casa de Pedro é amarela. A casa dele é amarela. (his)
A casa dos meninos é azul. A casa deles é azul. (their)
A casa das meninas está limpa. A casa delas está limpa. (their)

ooooooooOOOOO0OOOOOooooooo

NUMERAIS (cont.)


Cardinais

Ordinais




21
vinte e um
21.º /21.ª 
vigésimo primeiro / vigésima primeira
22
vinte e dois
22.º /22 
vigésimo segundo / etc.
23
vinte e três
23.º /23 
vigésimo terceiro
24
vinte e quatro
24.º / etc.
vigésimo quarto
25
vinte e cinco
25.º
vigésimo quinto
26
vinte e seis
26.º
vigésimo sexto
27
vinte e sete
27.º
vigésimo sétimo
28
vinte e oito
28.º
vigésimo oitavo
29
vinte e nove
29.º
vigésimo nono
30
trinta
30.º
trigésimo
40
quarenta
40.º
quadragésimo
50
cinquenta
50.º
quinquagésimo
60
sessenta
60.º
sexagésimo
70
setenta
70.º
septuagésimo
80
oitenta
80.º
octogésimo
90
noventa
90.º
nonagésimo
100
cem
100.º
centésimo
101
cento e um
101
centésimo primeiro
200
duzentos
200.º
ducentésimo
300
trezentos
300.º
trecentésimo
400
quatrocentos
400.º
quadringentésimo
500
quinhentos
500.º
qüingentésimo
600
seiscentos
600.º
sexcentésimo
700
setecentos
700.º
septingentésimo
800
oitocentos
800.º
octingentésimo
900
novecentos
900.º
nongentésimo ou noningentésimo
1000
mil
1000.º
milésimo
1000000
milhão
1000000.º
milionésimo
1000000000
bilhão
1000000000.º
bilionésimo

Eu tenho vinte e um livros. Meu vizinho tem cento e um livros.
Meu vizinho tem sessenta e quatro canetas. Meu irmão tem cento e trinta  livros.
Quantas propriedades o senhor Souza tem? Ele tem trinta e sete propriedades.
Quantas canetas você tem? Eu tenho trinta e sete canetas.
Quantos anos você tem? Eu tenho cinquenta e cinco anos de idade.
Quantos anos Maria tem? Ela tem quarenta e três anos.
Quantos anos Eduardo tem? Ele tem oitenta e um anos.
Quantos anéis Juliana tem? Ela tem vinte e oito anéis.
Em que posição ela está? Ela está na centésima posição.
Em que lugar está Eduardo? Ele está em sexagésimo quinto lugar.
Em que lugar Helena está? Ela está em septuagésimo nono lugar.
Em que lugar está Sandra? Ele está em octogésimo segundo.
Este é o trigésimo carro.
Aquele é o quadragésimo quinto carro.
Este é o décimo nonagésimo terceiro caso de gripe.
Este é o octogésimo nono caso de cólera.
Este é o oitavo caso de diarreia.

Exercícios
Complete com DELE, DELA, DELES, DELA;
1.    O livro __________é bonito. (dos meninos)
2.    A casa __________está suja. (da minha tia)
3.    O carro __________é azul. (de meu pai)
4.    Os carros ____________são caros. (do meu vizinho)
5.    A casa ______________é cara. (de meus pais)
6.    A janela _____________ é branca. (da casa)
7.    A página _____________está rasgada. (do livro)
8.    A sala _______________é grande. ((dos professores)
9.    A sala _______________é pequena. (do diretor)
10. O cabelo _____________é loiro. (do meu irmão)
11. O livro __________é bonito. (dos meninos)
12.  A casa __________está suja. (das minhas tias)
13. O carro __________é azul. (dos meus tios)
14. A casa ______________é cara. (da minha tia)
15. A página _____________está ilegível. (do livro)
16. A porta _______________está suja. (da casa)
17. Este carro é _______________.(de meus pais)
18. Esta casa é _______________. (da minha tia)
19. Estes carros são _______________.(meu tio)
20. Esta casa é _________________.(minha tia)
Responda:
Modelo
Quantas propriedades Mário tem? (8)    __Oito.

Quantas propriedades Joana tem? (2)___________________________
Quantas canetas você tem? (5) ________________________________
Quantos anos você tem? (49) _____________________________________
Quantos anos Renata tem? (55) ___________________________________
Quantos anos José tem? (62) _____________________________________
Quantos anéis Juliana tem? (14)___________________________________
Em que posição Júlio está? (82ª.)__________________________________
Em que lugar está Eduardo? (52º.)__________________________________
Em que lugar Helena está? (77º.)____________________________________


Escrever por extenso:

29

29.º

33

33.º

47

47.º

59

59.º

73

73 

89

89.º

76

76.º

82

82.ª 

99

99.º

147

147.º

138

138

197

197.º

168

168

134

134.º

149

149

156

156.º

144

144.º



No comments:

Post a Comment