Sunday, August 21, 2016

Possessivos

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
28

Possessivos
Pessoa
Masculino
Feminino
Masculino
Feminino
English



plural
plural







(eu)
meu
minha
meus
minhas
my, mine
(você, vocês)
seu
sua
seus
suas
your, yours
(tu)
teu
tua
teus
tuas
your, yours
(ele,ela, eles,elas)
seu
sua
seus
suas
his, her, hers, its, their, theirs
(nós)
nosso
nossa
nossos
nossas
our, ours

Frases
Meu irmão é alto. Minha irmã é alta. Meus irmãos são altos. Minhas irmãs são altas.  (my)
Seu irmão é alto. Sua irmã é alta. Seus irmãos são altos. Suas irmãs são altas.  (your / his / her / its / their)
Sua cor é bonita. (car: its))
Teu irmão é alto. Tua irmã é alta. Teus irmãos são altos. Tuas irmãs são altas.  (your)
Nosso irmão é alto. Nossa irmã é alta. Nossos irmãos são altos. Nossas irmãs são altas. (our)

Este livro é meu. Esta casa é minha. Estes livros são meus. Estas casas são minhas. (mine)
Este livro é seu. Esta casa é sua. Estes livros são seus. Estas casas são suas. (yours / his / hers / its, theirs)
Este livro é teu. Esta casa é tua. Estes livros são teus. Estas casas são tuas. (yours)
Este livro é nosso. Esta casa é nossa. Estes livros são nossos. Estas casas são suas. (ours)

Meu carro é preto. (My car is black)
O teu é azul. (Yours is blue.)
Minha casa é nova. (My house é new.)
A tua é velha. (Yours is old.)
Seu livro é bom. (Your book is good. His book is good. / Her book is good. / Its book is good. / Their  book is good.)
O seu é ruim.. (Yours is bad. Hers is bad. His is bad. / Its is bad. / Theirs is bad.)
Nosso carro é amarelo. (Our car is yellow.)
O nosso é branco.  (Ours is white)
ooooooooOOOOO0OOOOOooooooo

Cardinais

Ordinais




1
um, uma (one)
1.º  / 1.ª 
primeiro, primeira (first)
2
dois, duas
2.º  / 2.ª 
segundo, segunda
3
três
3.º  / 3.ª 
terceiro, terceira
4
quatro
4.º   / etc.
quarto, etc
5
cinco
5.º
quinto
6
seis
6.º
sexto
7
sete
7.º
sétimo
8
oito
8.º
oitavo
9
nove
9.º
nono
10
dez
10.º
décimo
11
onze
11.º
décimo primeiro
12
doze
12.º
décimo segundo
13
treze
13.º
décimo terceiro
14
catorze
14.º
décimo quarto
15
quinze
15.º
décimo quinto
16
dezesseis
16.º
décimo sexto
17
dezessete
17.º
décimo sétimo
18
dezoito
18.º
décimo oitavo
19
dezenove
19.º
décimo nono
20
vinte
20.º
vigésimo


Eu tenho um carro. Meu vizinho tem três carros.
Meu vizinho, cinco. Meu irmão tem quinze livros.
Quantas casas o senhor Souza tem? Ele tem nove casas.
Quantas canetas você tem? Eu tenho dezessete canetas.
Quantos anos você tem? Eu tenho dezesseis anos de idade.
Quantos anos Maria tem? Ela tem doze anos.
Quantos anos Eduardo tem? Ele tem onze anos.
Quantos anéis Juliana tem? Ela tem oito anéis.
Em que posição ela está? Ela está na décima posição.
Em que lugar está Eduardo? Ele está em nono lugar.
Em que lugar Helena está? Ela está em décimo quarto lugar.
Em que lugar está Felipe? Ele está em primeiro.
Este é o décimo sexto carro.
Aquele é o sétimo carro.
Este é o décimo quinto caso de gripe.
Este é o décimo nono caso de cólera.

Responder por extenso:
Quantos pontos você tem?

13
treze
17

15

9

11

7

19


Responder por extenso:
Em que posição ela está?

11.ª 
décima  primeira
3.ª 

6.ª 

12.ª 

15.ª 

16.ª 

20.ª 


Responder por extenso:
Em que lugar ela está?

11.º
décimo  primeiro
16.º

17.º

18.º

7.º

9.º

2.º 



Completar
Meu carro é branco.
__________casa__________________
__________canetas_______________
__________carros________________

Este apartamento é nosso.
_____________casa ____________________
_____________casas ___________________
_____________carro ____________________
_____________carros ___________________

Meu carro é novo.
_________________casa ________________________
_________________apartamento _________________
_________________relógio ______________________
_________________relógios _____________________

Tua bicicleta é velha.
___________carro ____________________
___________casa _____________________
___________carros ___________________

___________bicicletas ________________ 

No comments:

Post a Comment