Saturday, July 9, 2016

Verbos irregulares: saber e dar

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
55

Verbos irregulares: saber e dar
SABER
Presente                         Pretérito
Eu  sei
Eu soube
(I know / I knew)
Você sabe*
Você soube***

Ele (Ela) sabe
Ele (Ela) soube

Nós sabemos
Nós soubemos

Vocês sabem**
Vocês souberam****

Eles (Elas) sabem
Eles (Elas) souberam

Obs: (*tu sabes: usado em Portugal e em alguns lugares do Brasil*)
         (**vós sabeis: usado em Portugal e em situações formais e muito especiais 
          no  Brasil)
Obs: (***tu soubeste: usado em Portugal e em alguns lugares do Brasil*)
         (****vós soubestes: usado em Portugal e em situações formais e muito
          especiais no  Brasil)

DAR
Presente                         Pretérito
Eu  dou
Eu dei
(I give / I gave)
Você dá*
Você deu***

Ele (Ela)
Ele (Ela) deu

Nós damos
Nós demos

Vocês dão**
Vocês deram****

Eles (Elas) dão
Eles (Elas)  deram

Obs: (*tu dás: usado em Portugal e em alguns lugares do Brasil*)
         (**vós dais: usado em Portugal e em situações formais e muito especiais 
          no  Brasil)
Obs: (***tu deste: usado em Portugal e em alguns lugares do Brasil*)
         (****vós destes: usado em Portugal e em situações formais e muito especiais 
          no  Brasil)

Frases

Eu sei o que estou fazendo.
Você sabe o que está fazendo?
Ela deu um presente para o namorado.
Eu dei meu telefone para ela.
Você soube do acidente?
Nós não sabíamos de nada.
Isso dá muito trabalho.
Não deu certo.
Vocês souberam do acidente?
Maria nunca soube a verdade.
Nunca soubemos o que aconteceu.
Ele não soube responder.
Eles deram muitos presentes.
Quem deu a primeira volta?
O diretor não deu autorização.

Exercícios: Preencha com a forma verbal:

Eu_______________ o que estou comendo.
Você _______________ o que está comendo?
Maria _________________ um presente para o irmão.
Eu ________________________ meu livro para ela.
Você soube da festa? Nós não __________________ de nada.  (Pretérito Perfeito)
Isso ____________________muito confusão.
__________________ tudo errado. (Pretérito Perfeito)
Vocês __________________ da reunião? (Pretérito Perfeito)
Renato nunca _______________________ do acontecido. (Pretérito Perfeito)
Nós nunca ___________________________ o que ela fez. (Pretérito Perfeito)
Ela não ____________________dar uma resposta. (Presente)
Elas _____________________ muitos presentes ontem na festa.
Quem___________________ a notícia? (Pretérito Perfeito)
O professor não ________________________autorização e cancelou a reunião.
Quem ___________________a resposta? (saber - Presente)
Quem ___________________a resposta?  (dar- Pretérito)

Conjugar
Eu soube do acidente.
Eu não soube de nada.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu sei o que acontece
Eu sei de seus problemas.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu dou licença
Eu dei licença
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu dei o resultado
Eu não dei autorização
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu sei consertar isto.
Eu soube do resultado.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu dou aulas de música.
Eu dei aulas de música.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)

Eu soube do acidente.
Eu não soube de nada.
Você
Você
Ele (Ela)
Ele (Ela)
Nós
Nós
Vocês
Vocês
Eles (Elas)
Eles (Elas)



No comments:

Post a Comment