Wednesday, November 30, 2016

Greetings

Winter Park University

Curso de Português
Básico 1 
Aula
1

Cumprimentos em Português (Greetings)*

Oi!

Hi!

Olá!
Hello!
Alô? (por telefone)
Hello?
Bom dia!
Good morning!
Boa tarde!
Good afternoon!
Boa noite!
Good night!  Good evening!
Como vai?
How are you? How are you doing?
Bem, obrigado! (man speaking)
Fine, thanks!
Bem, obrigada! (woman speaking)
Fine, thanks!
Tudo bem?
How is it going?
Tudo bom?
How is it going?
Tudo bom!**
Fine, thanks!
Tudo bem!**
Fine, thanks!
Tudo certo?
Is everything alright?
Até mais! Até mais tarde!
So long! See you later!
Te vejo mais tarde!
See you later!
Até amanhã!
See you tomorrow!
Até a semana que vem!
See you next week!
Tchau!
Bye!

 *Obs.: This is not a literal translation
Observações: (** Coloquial: legal, joia)
Apresentações (Introductions)*
Como você se chama?
What is your name?
Como é seu nome?
What is your name?
Como o senhor se chama?
What is your name?
Como a senhora se chama?
What is your name?
Meu nome é...
My name is ...
Eu me chamo...
My name is...
Meu nome completo é...
My full name is...
Esta é ..., minha namorada.
This is..., my girlfriend.
Esta é ..., minha esposa.
This is..., my wife.
Este é ..., meu marido.
This is..., my husband.
Este é ..., meu irmão.
This is..,  my brother.
Esta é ..., minha irmã.
This is..., my sister.
Este é meu amigo, ...
This is my friend, ...
Esta é minha amiga, ....
This my friend, ...
Este é ..., meu filho.
This is ..., my son.
Esta é ..., minha filha.
This is..., my daughter.
Este é meu pai, ....
This is my father, ...
Esta é minha mãe, ...
This is my mother, ...
Muito prazer!
Nice to meet you.
Foi um prazer.
It was nice.
Foi um prazer falar com você.
It was nice to talk to you...
Igualmente.
Same here.
Da mesma forma.
Same here.
De onde você é?
Where are you from?
O que você faz?
What do you do?
O que você estuda?
What do you study?
De onde você é?
Where are you from?
Sim, por favor!
Yes, please!
Não, obrigado!
No, thanks!
Obs.: *This is not a literal translation
Common first names
Homens:
Adalberto, Alberto, Afonso, Alexandre, André, Antônio, Artur, Armando, Augusto, Bernardo, Bruno, Caetano, Carlos, César, Cláudio, Daniel, Davi, Diogo, Diego, Eduardo, Elias, Enzo, Fábio, Fabrício, Felipe, Fernando, Flávio, Francisco, Gabriel, Gilberto, Glória, Guilherme, Gustavo, Heitor, Hélio,  Henrique, Hugo, Humberto, Iara, Inácio, Irene, Isaías, João, José,  Josué, Júlio, Leonardo, Lucas, Luís, Manuel, Marcelo, Márcio, Mário, Mateus, Miguel, Milton, Murilo, Paulo, Oscar, Osvaldo, Otávio, Rodrigo, Pedro, Rafael, Reinaldo, Rogério, Samuel, Sérgio, Sílvio, Tiago, Vicente, Victor.
Nomes compostos: João Felipe, João Antônio, José Antônio, José Gustavo, José Maria, João Vítor, Paulo José, Luís Fernando, Luís Eduardo, Luís Paulo
Mulheres:
Alice, Alexandra, Amanda, Amália, Amélia, Ana, Andrea, Ângela, Aparecida, Bárbara, Beatriz, Bianca, Carla, Carolina, Catarina, Cecília, Célia, Clara, Cláudia, Eduarda, Daniela, Deise, Dirce, Dulce, Edna, Eliana, Fátima, Fernanda, Flávia, Gabriela, Gláucia, Graça, Inês, Isabel, Isabela, Júlia, Juliana, Ivone, Lara, Laura, Lúcia, Luciana, Luíza, Maria, Márcia, Mariana, Marli, Mônica, Nanci, Natália, Nicole, Patrícia, Paula, Priscila, Rafaela, Rita, Rosângela, Roseli, Rute, Samanta, Sara, Selma, Silvana, Sílvia, Sônia, Suzana, Thaís, Tereza, Vitória.
Nomes compostos: Ana Beatriz, Ana Luíza, Ana Maria, Ana Lúcia, Ana Paula, Maria Aparecida, Maria Inês, Maria José, Maria Clara, Maria Eduarda, Paula Maria, Rosa Maria
Sobrenomes (last names) mais comuns: Silva, Santos, Souza, Costa, Oliveira, Pereira, Rodrigues, Almeida, Nascimento, Lima, Araújo, Fernandes, Carvalho, Gomes, Martins, Rocha, Alves, Monteiro, Mendes, Barros, Barbosa, Moura, Dias, Pinto, Castro, Campos, Cardoso, Cruz.
Apelidos: Baixinho, Alemão, Magrelo, etc. (apelido: nickname, epithet and not “name” like in Spanish)
ooooooOOOOO0OOOOOoooooo
Principais locais onde se fala Português:

These are the countries where Portuguese is the official language:

1. Portugal (Portugal) = (população / population: 10 million) - Europa
2. Brasil (Brazil) = (população / population: 200 million) - América do Sul
3. Angola (Angola) = (população / population: 13 million) - África
4. Moçambique (Mozambique) = (população / population: 22 million) - Africa
5. Cabo Verde (Cape Verde) (população / population: 508,600) - África
6. Guiné-Bissau (Guinea-Bissau) = (população / population: 1.6 million) - África
7. São Tomé e Príncipe (São Tomé and Príncipe) = (população / population:
   163,00) - África

Outras localidades:

Other places:

Guiné Equatorial (Equitorial Guinea) - África.
Timor-Leste (East Timor) - Ásia
Macau (Macau) – (administração da China)
Goa (Goa) – Índia

ooooooOOOOO0OOOOOoooooo

Diálogo A

Bom dia!
Bom dia!
Como vai?
Tudo bem, obrigado. E você, como vai?
Tudo bom. Como você se chama?
Meu nome é Fernando. Como é seu nome?
Eu me chamo Pedro. Meu nome completo é Pedro Nascimento.
Este é Felipe, meu irmão,
Muito prazer.

Diálogo B

Boa tarde!
Boa tarde. Prazer em conhecê-lo. Eu me chamo Cláudio.
Eu me chamo Bianca. O que você faz?
Eu sou um professor. De onde você é?
Eu sou do Brasil.
Eu sou de Portugal.
Te vejo mais tarde!
Tchau!

Diálogo C

Boa noite! Como vai?
Oi! Tudo bem! Uma xícara de café?
Sim, por favor!
Açúcar?
Não obrigado!
De onde você é?
São Paulo.  E você, de onde você é?
Do Rio de Janeiro.
Você é carioca!
Você é paulista!
Diálogo D

Como vai? Tudo bem?
Tudo bem, obrigado!
O que você estuda?
Português. O que você estuda?
Engenharia.
Meu nome é Diogo.
Meu nome é Henrique.
Foi um prazer falar com você.
Igualmente.

Diálogo E

Olá!
Oi!
Como vai?
Tudo bem, obrigado.
Como você se chama?
Meu nome é Alice. Como é seu nome?
Eu me chamo André. Este é meu pai, Márcio.

Prazer em conhecê-lo.

No comments:

Post a Comment