Monday, January 9, 2017

Vocabulário: campos semânticos

Vocabulário: campos semânticos


PAPEL

Ele tinha um papel importante na companhia.
Ele fez papel de idiota.
Qual é o seu papel nesta briga toda?
Precisei pagar em papel-moeda.
Ele fez o papel de Romeu na peça de Shakespeare.
Que papelão!
Não havia uma fábrica de papel na sua cidade?
A papelada do candidato não estava em ordem.

FOLHA
Passou pelas folhas do livro e não gostou.
As folhas das árvores estavam começando a cair.
A folha de pagamento da empresa é muito grande.
O advogado obteve uma folha corrida de seu cliente.
Havia várias folhas de metal e uma de compensado na garagem.
Precisei trocar a folha da porta.

MÃO

A minha mão está doendo.
Você precisa dar mais uma mão de tinta.
Você bem que podia dar uma mão na limpeza da casa!
O funcionário passou a mão no dinheiro e mudou de emprego.
Fique sempre na sua mão de direção.
Você está na contra - mão.
O ajudante não veio e ele ficou na mão.
Eu ponho a minha mão no fogo por ela.
Finalmente ele pediu a mão dela.
Eu lavo as minhas mãos nesse caso.
Ele é muito mão de vaca. (pão - duro)
Ela não abriu mão de sua vaga no estacionamento.
Sinto muito, estou de mãos atadas.
Este carro é de segunda mão.


LEVAR

Vou levar você comigo.
Vou levar um pouco de comida.
Ela vai me levar até a esquina
Mário levou a namorada ao cinema.
O garoto levou uma bronca do professor.
Eu não levo desaforo para casa.
Você leva tudo na brincadeira.
Você leva tudo a sério.
É bom levar alguns trocados no bolso.

TOMAR

O menino não tomou banho hoje.
Você precisa tomar mais leite.
Ele tomou tudo que é meu.
Você precisa tomar jeito!
O paciente precisava tomar 7 comprimidos todos os dias.
Jacira não gosta e tomar remédio.
Nós tomamos o mesmo trem.
Vou tomar uma injeção.
Que caminho você quer tomar?

PEGAR

Eu peguei a mala pela alça.
Márcia pegou algumas frutas na geladeira.
O doutor Rogério pegou o avião da noite.
Você não prefere pegar um trem?
Ela vai pegar um táxi do aeroporto até o hotel.
Achou que peguei um resfriado.
Meu irmão pegou um vírus.
Peguei um grande congestionamento ontem à noite.
Essa moda pegou.
A muda de pimentão pegou.
Os dois se pegaram com fúria.
A velha casa pegou fogo.
Assim que ela se deitou, pegou no sono.
Existe muito trabalho por aqui: vamos precisar pegar no pesado.
Essa sua mentira não vai pegar.






No comments:

Post a Comment