Saturday, September 24, 2016

Winter Park University

Curso de Português
Português Intensivo
Aula
11

Estabelecendo uma relação com o cliente

Vocês vêm sempre para Orlando?
Pelo menos duas vezes por ano.
Vocês gostam mesmo daqui! Pretendem fazer algo neste lugar?
Estamos com vontade comprar uma casa.

Vocês vêm sempre para Miami?
Pelo menos três vezes por ano.
Vocês gostam mesmo daqui! Pretendem fazer algo na região?
Estamos querendo comprar uma casa.

Vocês viajam sempre para os Estados Unidos?
Pelo menos duas vezes por ano.
Vocês realmente gostam daqui! Pretendem fazer algo neste país?
Estamos com vontade de comprar um apartamento.

Vocês viajam sempre para cá?
Cerca de cinco vezes por ano.
Vocês realmente gostam daqui! Pretendem fazer algo nesta cidade?
Estamos querendo comprar uma casa.

Vocês vêm sempre para a praia?
Pelo menos uma vez por mês
Vocês gostam mesmo daqui! Pretendem fazer algo nesta região?
Estamos com intenção de comprar uma casa.

Vocês costumam vir para Miami?
Pelo menos seis vezes por ano.
Vocês gostam muito daqui! Pretendem fazer algo nesta cidade?
Estamos com vontade de comprar um apartamento.

Vocabulary

sempre
always
vem (vir)
to come
pelo menos
at least
duas vezes por ano
twice a year
três vezes por ano
three times a year
Vocês gostam mesmo daqui!
You really like it here!
pretender
to intend
Vocês costumam...?
Are you used to…?
com intenção de
with intent of / intends to
voar
to fly

Você tem amigos na Flórida?
Claro que sim. Eu tenho vários.
Vocês se veem regularmente?
Infelizmente, não. Só em ocasiões especiais.

Você tem amigos Orlando?
Claro que sim. Eu tenho diversos.
Vocês se veem sempre?
Infelizmente, não. Só em raras ocasiões.

Você tem amigos em Miami?
Certamente. Eu tenho muitos.
Vocês se veem com regularidade?
Infelizmente, não. Só em algumas ocasiões.

Você tem amigos nesta cidade?
Certamente. Eu tenho alguns.
Vocês se veem frequentemente?
Infelizmente, não. Somente em ocasiões especiais.

Você tem amigos por aqui?
Claro. Eu tenho uns poucos.
Vocês se veem sempre?
Infelizmente, não. Só por acaso.

Você tem amigos nos Estados Unidos?
Claro que sim. Tenho vários.
Vocês se veem com frequência?
Infelizmente, não. Só raramente.

Vocabulary

Você tem...?
Do you have...?
Vocês têm...?
Do you have...?
claro que sim
of course / yes, of course
regularmente
regularly
infelizmente
unfortunately
diversos
several
ver
to see
Vocês se veem..?
Do you (see) meet each other...?
muitos
many
certamente
certainly
alguns, algumas
some
frequentemente
frequently
por acaso
by chance

Você está de folga amanhã?
Sim, estou. E você?
Eu também. Estava pensando em ir até a praia.
Ótimo. Podemos levar nossas famílias.
Então vou pedir para meu amigo emprestar a casa.

Você está de folga no sábado?
Sim, eu estou. E você?
Eu também. Estava pensando em ir até a praia.
Ótimo. Podemos levar nossas namoradas.
Então vou pedir para meu amigo emprestar sua casa.

Você está de folga no final de semana?
Claro que estou. E você?
Eu também. Estava pensando em ir até Orlando.
Excelente. Podemos levar nossos amigos.
Então vou pedir para meu amigo deixar usar sua casa.

Você está de folga no fim de semana?
Sim, estou. E você?
Eu também. Estava pensando em ir até Miami.
Muito bom. Podemos levar alguns amigos.
Então vou pedir para meu irmão emprestar sua casa.

Você está de folga no próximo feriado?
Sim, estou. E você?
Eu também. Estava pensando em ir para o campo.
Maravilhoso. Podemos levar alguns colegas.
Então vou pedir para meu colega emprestar sua casa.

estar de folga
to be off
amanhã
tomorrow
fim de semana
weekend
praia
beach
(nós) Podemos levar
We can take
então
then
Eu vou pedir
I’m going to ask
casa
house
sábado
Saturday
namorada
girlfriend
deixar usar
let us use
(eu) estava pensando
I was thinking
emprestar
to borrow
próximo feriado
next holiday

Você está com sua família?
Sim, estamos todos aqui. Chegamos no mês passado.
Você é casado? Tem filhos?
Sim, minha esposa se chama Arlete e tenho dois garotos.

Você veio com sua família?
Sim, estamos todos aqui. Chegamos na semana passada.
Você é casado? Tem filhos?
Sim, minha esposa se chama Ana e tenho dois filhos.

Você está com toda a família?
Sim, estamos todos aqui. Chegamos há dois meses.
Casado? Quantos filhos?
Sim, minha esposa se chama Renata e tenho duas filhas.

Você está aqui com sua família?
Sim, estão todos aqui. Chegamos no ano passado.
Você é casado? Tem muitos filhos?
Sim, minha esposa se chama Suzana e tenho dois meninos e uma menina.

Você está com a família toda aqui?
Sim, todo mundo está aqui. Chegamos há pouco tempo.
Você é casado ou solteiro? Tem filhos?
Sim, minha esposa se chama Arlete e temos um filho.

Você veio com a família toda?
Sim, estamos todos aqui. Viemos no mês passado.
É casado? Quantos filhos?
Sim, sou casado. Minha esposa é a Cláudia e temos três meninos.

Vocabulary

mês passado
last month
ano passado
last year
há pouco tempo
a little while, a little time ago
mês passado
last month
há dois meses
two months ago
filho, filha
son, daughter
garoto
kid
casado
married
solteiro
single
esposa
wife
quanto, quantos, quantas
how much, how many
aqui
here

Interrogativos
Quem?
Quem é você? / Eu sou Mário.
WHO

Quem está aqui? / Todos estão aqui.


Quem é seu amigo? Leonardo é meu amigo.

De quem?
De quem ela gosta mais? / Do José.
WHOSE

De quem você está falando? / De Roberto.

Para quem?
Para quem é esta carta? / Para minha esposa.
WHOM...FOR/TO

Para quem é este dinheiro? / Para o seu pai.

O que…? O quê?
O que você faz? Faço jardinagem.
WHAT

O que está acontecendo? Nada.


O que ela está cantando? Uma música brasileira.


Eu estou com fome.  / O quê?

Do que...?
Do que você está falando? / Das aulas.
WHAT...ABOUT / of

Do que você gosta mais? / De doce de coco.

Para que...?
Para que serve isto? / Para nada.
WHAT...FOR

Para que ela está aqui? / Para ajudar.

Qual?
Qual casa é a sua? / A azul.
WHICH

Qual música você está cantando? / Um samba.

Quais?
Quais livros você quer? / Só os de ficção.
WHICH

Quais amigos estão na festa? / Só alguns.

De qual...?
De qual você gosta mais? / De nenhuma.
WHICH

De qual assunto você entende mais? / De Matemática.

De quais...?
De quais livros você gosta? / De todos.
WHICH...OF

De quais alunas você está falando? / De Rose e Letícia.

Quanto?
Quanto custa? / Apenas 5 reais. (R$ 5,00)
HOW MUCH

Quanto açúcar você quer? / Só um pouco.

Quanta?
Quanta chuva? / Muita.
HOW MUCH

Quanta gente vem? / Vem muita gente.

Quantos?
Quantos alunos estão aqui? / Apenas dois.
HOW MANY

Quantos quilos você quer? / Três quilos.

Quantas?
Quantas aulas você tem por semana? / Apenas duas.
HOW MANY

Quantas irmãs ele tem? / Ele tem uma irmã.

Quando?
Quando você vem? / Só amanhã.
WHEN

Quando é o aniversário dela? / No sábado.

Como?
Como você está? / Estou bem.
HOW

Como chego ao fórum? / Seguindo em frente.

Onde?
Onde você está agora? / Em casa.
WHERE

Onde é o casamento? / Na fazenda do noivo.


Onde estão os convidados? / Já estão todos aqui.

Por que?
Por que você está aqui? Porque tenho aula hoje.
WHY
Porque...
Ela canta porque está triste.
BECAUSE
Por quê?
Você está cansado. Por quê?


Exercícios
Onde ela está?
Ela está em casa.



Estou falando da festa.

Este livro é para meu irmão.

Nós estamos na escola.

Eu estou aqui para ajudar.

Ela está bem.

Ela vem na terça.

Ele tem muito dinheiro.

Eles têm muito dinheiro.

Ele tem dois carros.

Elas têm duas casas.

Estou sentado porque estou cansado.

Ele vem no domingo.

Eu gosto de azul e de rosa

Eu sou a Deise.

Exercícios Orais:
Quem é você? / Eu sou Mário.
Quem está aqui? / Todos estão aqui.
Quem é seu amigo? Leonardo é meu amigo.
De quem ela gosta mais? / Do José.
De quem você está falando? / De Roberto.
Para quem é esta carta? / Para minha esposa.
Para quem eu entrego o dinheiro? / Para o seu pai.
O que você faz? Faço jardinagem.
O que está acontecendo? Nada.
O que ela está cantando? Uma música brasileira.
Eu estou com fome.  / O quê?
Do que você está falando? / Das aulas.
Do que você gosta mais? / De doce de coco.
Para que serve isto? / Para nada.
Para que ela está aqui? / Para ajudar.
Qual casa é a sua? / A azul.
Qual música você está cantando? / Um samba.

Faça as perguntas
cor você gosta mais? / Do azul.
assunto você entende mais? / De História.
filmes você quer? / Só as comédias.
amigos vêm para a festa? / Só alguns.
assuntos você gosta? /  De todos.
atores você está falando? / De Angeline Jolie e Tom Cruise.
custa? / Apenas 9 reais. (R$ 9,00)
mel você quer? / Só um pouco.
chuva? / Pouca.
gente vem? / Vem pouca gente.
estudantes estão aqui? / Apenas cinco.
livros você quer? / Apenas dois.
aulas você tem por dia? / Apenas três.
amigas ele tem? / Ele tem duas amigas.
sua irmã você vem? / Só no domingo.
é o aniversário de seu pai? / Na segunda.
você está? / Estou com sede.
chego nesta rua? / Seguindo em frente.
ela está agora? / Na escola.
é a reunião? Na escola.
. estão os alunos? / Estão todos aqui.
ele não está aqui? Porque ele está doente.





No comments:

Post a Comment